Fundado em 2001 pela classe empresarial representada pela Câmara de Diretores Lojistas de Teófilo Otoni (CDLTO), no mês de Agosto, no formato de ONG (Organização Não governamental), e tendo por intuito a sensibilização e a responsabilidade social através do trabalho exercido dentro das comunidades carentes da cidade de Teófilo Otoni e região.
Levando os empresários a um maior conhecimento da realidade local, e ajudando as entidades que já atuam nas comunidades a buscarem caminhos que possam contribuir para melhorar a vida da população carente, contribuindo assim, para a formação de cidadãos .
Foi mediante pesquisa encomendada por essa mesma classe empresarial que pode ser constatado um índice significativo de analfabetismo, desemprego, marginalidade e principalmente: ausência de um trabalho de assistência mais eficaz. Tornando assim, mais urgente à necessidade formação de uma entidade que pudesse contribuir para a mudança desse panorama até então obscuro na periferia da cidade de Teófilo Otoni.
Dessa maneira, tornou-se necessário e ademais urgente, a criação de projetos sociais focando inicialmente a melhoria da vida das comunidades e a formação de alianças com entidades já existentes no campo da assistência social, para que os jovens e crianças dessas regiões periféricas fossem atendidas em suas necessidades básicas ao seu desenvolvimento como ser humano e como futuro cidadão diante da sociedade em que vive.
O ICETAS é uma instituição sem fins lucrativos e tem por objetivo de seu trabalho a integração do ser humano em seus aspectos materiais, sociais, culturais e intelectuais. Tem por plano de ação a implementação de projetos que possibilitem a alfabetização, a educação e capacitação desse individuo para o mercado de trabalho. Trabalhamos em parceria com outras instituições das três esferas públicas: municipais, estaduais e federais, de forma que possamos estar a par das várias ações propostas para a melhoria do ser humano, e a melhoria das condições de vida dentro da periferia de Teófilo Otoni e região.
Em ocasião do seu lançamento, o ICETAS contou com o apoio do Governo Federal à época do primreiro mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso, que nos enviou como sua representante a Sra, Alessandra Scheneider, representante na época da UNESCO com trabalhos realizados diretamente com a infância e juventude. Pudemos ainda contar com a palestra apresentada pela mesma intitulada “ A importância do Desenvolvimento Integral da Primeira Infância e Ação da Sociedade”.
Outras discussões foram propostas à época do lançamento do Instituto CDL de Assistência Social, como por exemplo, o papel do Terceiro Setor, contando com a participação da Sra Geise Alvina Degraf Terra- Educadora Social- e Diretora do DEGRAF Instituto Academia de Desenvolvimento Social. E demais entidades representantes do terceiro setor em Teófilo Otoni, contribuindo e oferecendo ao público instrumentos de discussão afim de clarear dúvidas e encontrar soluções conjuntas aos problemas enfrentados nesse setor.
Um dos pontos que foram salientados nesse mesmo encontro foi o papel do Voluntário e qual seria a atuação do mesmo dentro das instituições do Terceiro Setor, como é possível um cidadão se candidatar ao papel de voluntário e como administrar esse tempo disponível de forma proveitosa e produtiva dentro da entidade na qual escolheu contribuir.