sexta-feira, 11 de março de 2011

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 

- Articulação e coordenação das Entidades que trabalham com crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos;

- Projeto de articulação e formação de Educadores Sociais para a prática de atividades Esportivasm Lúdicas e Pedagógicas nas entidades sociais de Teófilo Otoni;

- Participação como Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente;

- Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Vale do Mucuri;

-Curso de Desenvolvimento Gerencial das Entidades Sociais;

-Articulação e formação de educadores sociais para a prática de atividades Esportivas, Lúdicas e Pedagógicas nas entidades sociais de Teófilo Otoni;

- Articulação com Empresários e Poder Público Municipal para a Captação de Recurso para o FIA- Fundo da Infância e Adolescência;

- Membro do Conselho Municipal  de Trabalho, Emprego e Renda

Missão do ICETAS (Instituto CDL de Assistência Social)

O ICETAS tem por missão a articulação e união entre os diversos movimentos sociais, os empresários, o Poder Público e o Poder Judiciário visando o desenvolvimento humano integral através de ações articuladas e do exercício da cidadania; buscamos capacitar e formar empreendedores com valores como solidariedade, comprometimento, respeito, empatia ética transparência e autonomia.

Início das Atividades do Icetas- Instituto CDL de Assistência Social

Fundado em 2001 pela classe empresarial representada pela Câmara de Diretores Lojistas de Teófilo Otoni (CDLTO), no mês de Agosto, no formato de ONG (Organização Não governamental), e tendo por intuito a sensibilização e a responsabilidade social através do trabalho exercido dentro das comunidades carentes da cidade de Teófilo Otoni e região.

Levando os empresários a um maior conhecimento da realidade local, e ajudando as entidades que já atuam nas comunidades a buscarem caminhos que possam contribuir para melhorar a vida da população carente, contribuindo assim, para a formação de cidadãos .

Foi mediante pesquisa encomendada por essa mesma classe empresarial que pode ser constatado um índice significativo de analfabetismo, desemprego, marginalidade e principalmente: ausência de um trabalho de assistência mais eficaz. Tornando assim, mais urgente à necessidade formação de uma entidade que pudesse contribuir para a mudança desse panorama até então obscuro na periferia da cidade de Teófilo Otoni.

Dessa maneira, tornou-se necessário e ademais urgente, a criação de projetos sociais focando inicialmente a melhoria da vida das comunidades e a formação de alianças com entidades já existentes no campo da assistência social, para que os jovens e crianças dessas regiões periféricas fossem atendidas em suas necessidades básicas ao seu desenvolvimento como ser humano e como futuro cidadão diante da sociedade em que vive.

O ICETAS é uma instituição sem fins lucrativos e tem por objetivo de seu trabalho a integração do ser humano em seus aspectos materiais, sociais, culturais e intelectuais. Tem por plano de ação a implementação de projetos que possibilitem a alfabetização, a educação e capacitação desse individuo para o mercado de trabalho. Trabalhamos em parceria com outras instituições das três esferas públicas: municipais, estaduais e federais, de forma que possamos estar a par das várias ações propostas para a melhoria do ser humano, e a melhoria das condições de vida dentro da periferia de Teófilo Otoni e região.

Em ocasião do seu lançamento, o ICETAS contou com o apoio do Governo Federal à época do primreiro mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso, que nos enviou como sua representante a Sra, Alessandra Scheneider, representante na época da UNESCO com trabalhos realizados diretamente com a infância e juventude. Pudemos  ainda contar com a palestra apresentada pela mesma intitulada “ A importância do Desenvolvimento Integral da Primeira Infância e Ação da Sociedade”.

Outras discussões foram propostas à época do lançamento do Instituto CDL de Assistência Social, como por exemplo, o papel do Terceiro Setor, contando com a participação da Sra Geise Alvina Degraf Terra- Educadora Social- e Diretora do DEGRAF Instituto Academia de Desenvolvimento Social. E demais entidades representantes do terceiro setor em Teófilo Otoni, contribuindo e oferecendo ao público instrumentos de discussão afim de clarear dúvidas e encontrar soluções conjuntas aos problemas enfrentados nesse setor.

Um dos pontos que foram salientados nesse mesmo encontro foi o papel do Voluntário e qual seria a atuação do mesmo dentro das instituições do Terceiro Setor, como é possível um cidadão se candidatar ao papel de voluntário e como administrar esse tempo disponível de forma proveitosa e produtiva dentro da entidade na qual escolheu contribuir.